Netflix, 1h 40min, 13 novembro de 2020. Com Mel Gibson, Walton Goggins, Marianne Jean-Baptiste, entre outros

Fatman ou renomeado no Brasil como Entre Armas e Brinquedos, é um filme de comédia/ação de 2020 dirigido por Eshom Nelms e Ian Nelms e estrelado por Mel Gibson, no papel de… Papai Noel?
Não fosse por esse detalhe, do personagem ser um Papai Noel longe da figura clássica criada por uma empresa comercial, mais durão, drástico e quase um guerreiro, dando uma ênfase que não é um filme para crianças. Mas com um teor mais adulto com humor mais sombrio e acompanhando a realidade atual.
A trama se desdobra em dois segmentos. Uma é mostrando a realidade que Papai Noel enfrenta sofrendo com a falta de recursos, a produção de pedidos diminuindo, com o agravante de constatar que as crianças de hoje em dia acreditando cada vez menos nele. Por conta das dificuldades dos tempos modernos, aceita um contrato de trabalho com o Exército dos EUA, que quer usar sua infraestrutura com seus elfos e fábrica, para produção militar. Outro segmento da história mostrando um assassino obcecado em colecionar brinquedos que crianças ganham diretamente do Papai Noel e aceita o trabalho para assassiná-lo. No entanto, as coisas não saem como o planejado, sendo quase uma saga dele caçar o Papai Noel.
É interessante ver um ator como o Mel Gibson, que mostra sua competência e ar de masculinidade e dramaticidade de quem viveu tantos Natais em entregas brutais pelo mundo todo. Além disso, sua esposa também foge do clichê, sendo uma negra de muita fibra e amorosa ao mesmo tempo.
A produção deste filme é competente, com uma boa fotografia. É o tipo de filme para assistir mesmo fora da época de Natal. Ou mesmo uma sugestão diferente para quem quer fugir dos mesmos filmes bonzinhos na época natalina, divertido no seu contexto mais realista e violento, além de ter um boa dose de ação e humor sombrio.
Gostou? Veja AQUI o trailer oficial do filme.