SERVIÇOS EDITORIAIS
Apesar de muitos escritores não saberem os serviços vão desde a Leitura Crítica, que deixará seu texto pronto para ser publicado, passando pela edição, seja para o livro físico (cuidando da impressão gráfica), seja para o digital (publicando nas plataformas de publicações digitais), a solicitação de ISBN, o desenvolvimento de uma boa capa, produção e orçamento gráfico, para, no caso de um livro físico, que o mesmo caiba no bolso do autor, terminando com resenha e marketing digital, para que o leitor em potencial conheça e queira ler a obra.
LEITURA CRÍTICA
Você sabia que segundo editores 90% dos originais recebidos por suas editoras não estão prontos para publicação? O que isso quer dizer? Quer dizer que eles ainda devem melhorar para estarem prontos para serem lançados.
Eu sei que se terminou seu livro, você acha que ele está pronto para a publicação, mas será que ele está mesmo? Para descobrir o que praticamente todo autor, mesmo os mais famosos e conceituados fazem é pedir uma Leitura Crítica.
O que é isso? É o processo de análise que um profissional faz de seu original, após o qual ele prepara um relatório (baseado em elementos como inovação e criatividade, construção dos personagens, verossimilhança da história, ritmo e apresentação da trama e sua estrutura, diálogos, adequação ao público-leitor e a apresentação final do projeto) apresentando os pontos fortes e fracos de sua história e o que você deverá fazer para melhorá-los de modo a deixar o original efetivamente pronto para publicação.
DIAGRAMAÇÃO
Apesar de ser algo interno a diagramação, na verdade, é muito semelhante a capa. Novamente você pode comentar que a maioria das plataformas de lançamento de e-book deixam você postar seu livro no Word, mas será que isso dará a ele uma aparência profissional? Ou ficará como aquele trabalho de colégio que o aluno entrega para seu professor?
É evidente que o importante é o conteúdo, o que está escrito, mas novamente a apresentação precisa ser boa. Já imaginou se, devido à falta de uma diagramação, a experiência da leitura for ruim? Será que o leitor quererá ler outra obra sua?
Uma boa diagramação trabalha para que seu livro transpareça não somente o seu conteúdo e fazendo-o se diferenciar dos outros. E se você for lançar independente esse cuidado deve ser maior ainda, pois quem arcará com as consequências de uma diagramação ruim, que levará sua obra ao ostracismo, será somente você, autor.
CAPA
Seja num portal ou site de venda de livros, seja numa livraria, a capa normalmente é a primeira coisa que o leitor vê do seu livro. Pode não parecer algo importante e você pode pensar que consegue fazer a capa do seu livro sozinho (ou usar os aplicativos que as plataformas de e-book disponibilizam de graça), mas… Será que vale a pena? Será que você conseguira fazer com que ela se destaque dentre as dezenas, centenas, milhares de outras capas? Será que isso vai acontecer com uma capa feita por um aplicativo gratuito, semelhante a inúmeras outras?
Se o livro é um produto a capa é sua embalagem. Uma capa amadora, não pensada para chamar a atenção não de destacará das demais. Especialmente porque as editoras sabem que a capa é um elemento importante na criação do livro e trabalham de acordo.
O melhor então é você chamar um profissional para que ele ou ela façam uma capa que realmente se destaque das demais. Afinal, o seu leitor precisa querer ler seu livro e a capa é parte disso.
RESENHA LITERÁRIA
Seu livro ou e-book foi publicado. Agora ele precisa ser conhecido. Para isso é importante que ele tenha avaliações, que seja resenhado.
Agora, o que é uma resenha? É a análise da leitura do livro na qual são destacados fatores como apresentação das ideias, da trama e dos personagens, fluidez da leitura, o impacto da história no leitor, apontando pontos fracos e fortes do livro.
Por que estamos explicando? Porque já vimos tantas aberrações apresentadas como resenhas. Desde a apresentação do texto de contracapa e orelhas do livro, como se este ‘copia e cola’ fossem uma resenha; até a colocação da opinião do resenhista em relação ao gênero da história ou estilo do autor como se estas críticas, muitas vezes destrutivas, fossem uma resenha.
Em suma, a resenha é a essência do livro capturada por quem realmente leu se comprometeu a dar uma indicação para quem se interessa por leitura
MARKETING EDITORIAL
Terminada a edição e publicação do livro, seja em formato físico, seja em e-book, a maioria dos escritores acredita que acabou seu trabalho. Ledo engano!
Apesar de muitos escritores não se interessarem ou acreditarem que não seja função deles fazer a divulgação, aqui começa uma nova fase da jornada do escritor. E é exatamente a fase de fazer seu livro, assim como dele mesmo se fazer conhecido por seus potenciais leitores.
No caso de autores publicados por editoras tradicionais é normal ele achar que é função da editora fazer esse marketing. Mesmo assim, se formos pensar, a editora faz o marketing de diversos livros, não só de um. Assim, cabe ao escritor fazer, ou ao menos ajudar a editora divulgar a sua obra.
Até porque no caso de autores desconhecidos normalmente o marketing é muito complicado. Assim, é importante o envolvimento do mesmo na divulgação. Além do que isso mostra aos editores uma vontade do escritor de ver sua obra lida (que é o ponto aqui), uma vontade de conquistar leitores.
Já passou o tempo que ser escritor era algo solitário e o escritor um recluso. Atualmente o autor deve ser conhecido, visto e principalmente lido. E se você não sabe ou não consegue fazer a divulgação e o marketing do seu livro e de você mesmo como escritor, fala conosco que nós o ajudaremos.