Um dia desta semana eu estava conversando com um autor com o qual estamos trabalhando e desta conversa surgiu esse texto.
Já há algum tempo eu venho falando de ESTRATÉGIA PARA PUBLICAR e apresentando diversos questionamentos para que você autor considere a respeito do que está fazendo e, tomando um rumo determinado, consiga publicar seu original.
O ponto: POR QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO O QUE ESTÁ FAZENDO?
Pode parecer um questionamento estranho, mas como já disse o filósofo romano Sêneca “NENHUM VENTO SOPRA A FAVOR DE QUEM NÃO SABE PARA ONDE IR.” Então fica a pergunta.
Onde você pretende chegar fazendo o que está fazendo? Qual seu objetivo?
Você pode até dizer que é “publicar seu livro”, o que evidente (para não dizer obvio), mas… E depois?
Porque uma das primeiras coisas que aprendi ao começar a escrever é que para conseguir leitores é necessário mais do que UM livro. Se, portanto, o que você quer é simplesmente dizer “eu publiquei”, pois como diz a sabedoria popular que você só terá uma vida completa quando plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro (ou para alimentar seu ego), então contrate uma editora sob demanda, publique seu original e distribua para seus amigos e colegas de trabalho e de escola (que vamos FALAR SÉRIO nem vão perder o tempo deles lendo).
Agora, se você quer ter uma carreira de escritor, quer que seus livros sejam LIDOS, não só publicados (e acredite, existe uma diferença cabal entre os dois objetivos), então você tem que considerar cada uma de suas ações.
Por que (ou como) escrever sobre um determinado tema?
Por que buscar esta ou aquela editora? E ao fazer ter certeza que não é uma má ideia. Porque descobrir só depois de publicar que você caiu numa armadilha é péssimo!
Quem chamar para uma leitura crítica profissional e por que fazer um?
Por exemplo, em textos passados eu falei a respeito de publicar contos em antologias (coisa que eu mesmo comecei fazendo) e a diferença delas, dos concursos e de prêmios literários. Você tem que saber o que quer quando for publicar numa antologia, perguntar quais são as regras de participação e questionar onde publicar um texto seu na antologia te levará (ou não levará, porque algumas antologias são um desserviço ao autor, especialmente depois de um dado ponto de sua carreira).
Complicado? Realmente é!
Por isso oferecemos nossos serviços. Para apresentar opções que te ajudem a traçar uma estratégia que vá desde a publicação de seu original à manutenção de sua carreira de escritor.
Entre em contato e veja como podemos ajudá-lo.