Lee Child, 420 págs, 2016, Editora Bertrand do Brasil
Este livro faz parte da série de livros de temática de suspense e ação, escrito pelo autor Lee Child, com o personagem Jack Reacher, que foi representado pelo ator Tom Cruise, nas adaptações cinematográficas.
Neste livro, Reacher vai atrás de uma comandante em seu antigo quartel em que era lotado antes de se tornar independente. Ao invés de achar a pessoa, é surpreendido pela notícia de que esta foi presa e o comandante atual o obriga a retornar ao serviço militar, após ser acusado de cometer um assassinato e outras acusações consideradas graves.
Nota: Já vi em alguns filmes e séries estadunidenses, desse recurso da pessoa escapar de um processo criminal, de se alistar voluntariamente no Serviço Militar. Esse foi o recurso em que utilizaram para obrigar o personagem a retornar às Forças Armadas. Me faltam informações verídicas para comprovar na vida real se procede, mas é sempre um recurso interessante.
A trama secundária mostra a visão dos investigadores e dos suspeitos envolvidos na investigação, mostrando o outro lado da atuação do Jack Reacher e da comandante que ele resgata da prisão.
A dinâmica de diálogos e descrição das situações de Child é clara e direta, com precisão e detalhamento das cenas de ação. O curioso é o autor descrever de forma antecipada os movimentos do personagem, avaliando os danos que opta ou não em realizar com mais danos para o oponente.
Jack Reacher é um personagem com personalidade forte e determinado, um ex-militar que viaja pelos EUA, com o detalhe curioso dele não carregar bagagem alguma (ou mínima, que caiba nos bolsos da roupa). Ele viaja sempre que percebe em noticiários as pessoas que necessitam de auxílio para se obter justiça, que ele tem o conhecimento de poder ajudá-las. Ele é descrito como um homem forte e corajoso, que não tem medo de enfrentar todo o sistema e suas problemáticas para cercar e atingir seus inimigos e realizar o que acredita ser o certo.
Dentro do enredo existe a inserção de uma trama política dentre o meio militar e do país em que vive, que adiciona mais profundidade à história. Durante a leitura existe um contínuo de tensão vai aumentando e dando picos de adrenalina ao longo da história, fazendo com que essa leitura não é para pessoas sensíveis a atos de violência, mas que gostem de atitudes e movimentação dosadas e aplicadas com inteligência e sagacidade de alguém que sabe o que faz, deixando assim a expectativa para descobrir o desenrolar dos acontecimentos.
No modo geral, “Jack Reacher: Sem Retorno” é um livro bem escrito e com uma história intensa, dinâmica, recheada de diálogos e uma trama envolvente. É uma leitura obrigatória para os fãs da série, mas também é acessível para novos leitores que desejam conhecer mais sobre o personagem, talvez até influenciado pelo filme, que foi interpretado pelo ator Tom Cruise.
É o tipo de leitura para quem gosta do gênero e que certamente vai perder a estação que vai descer.