O que fazer para vender seu livro

Dia destes, eu estava lendo um texto bastante lúcido (embora um pouco exagerado) dando dicas, algumas bem valiosas inclusive, a respeito de que marketing eles devem fazer para que seus livros vendam. Muitas das colocações inclusive, que muitas editoras eu também não vejo fazendo mais.

Evidente que o texto não considerava questões como a falta de interesse destas mesmas editoras em fazer este marketing para autores desconhecidos (coisa que FALA SÉRIO!, eu já citei mais de uma vez em textos anteriores) e das livrarias em colocar o livro a venda (outra coisa que eu já citei anteriormente).

Sim, pois coisas como releases de lançamento, contato com revistas, jornais e rádios, ou mesmo com livrarias não devem ser feitas pelo autor sem que a editora ao menos fique sabendo. FALA SÉRIO! Eu mesmo já vi situações desagradáveis de autores que fizeram isso sem o consentimento de suas editoras e terminaram se dando mal.

Outro ponto, que uma vez mais eu já comentei a respeito é sobre os blogs literários. Não que fazer contato com eles não seja uma boa ideia, mas é algo que deve ser feito com cautela. Muitos blogs literários só buscam livros de graça, muitas vezes nem lendo o livro, só colocando uma cópia da resenha ou dos textos de 4a capa e das orelhas no blog. Isso sem contar que muitas vezes as pessoas que seguem este tipo de blog só querem na verdade é receber eles também livros de graça. Então FALA SERIO!, se sua ideia é aumentar a venda, eu não vou dizer que você deva achar que todos são ruins, mas se deve procurar diferenciar o joio do trigo.

Redes sociais são uma boa ideia para divulgação? Evidente que sim, assim como manter um blog par que as pessoas conheçam sua obra. O problema: Quanto marketing você poderá postar de um mesmo livro até que as pessoas se cansem e simplesmente parem de seguir você? FALA SÉRIO! Mesmo blogs têm problemas. Primeiro, para a pessoa visitar o blog você precisa atualiza-lo constantemente, e o quanto você poderá fazer isso sem ficar repetitivo? Depois, cuidado para não perder o foco e parar de escrever literatura porque você está escrevendo para o blog.

Eu sei que estou dando uma de advogado do diabo, mas se todas estas e muitas outras que foram apresentadas realmente são algo que o autor deva considerar fazer, uma primeira deve ser considerada muito antes disso para que, como o texto apresentava, você se destaque no meio desta multidão de novos escritores.

FALA SÉRIO! Escreva bem. E isso não é só ter um bom domínio do português, mas também na escolha do tema de sua história, na caracterização do universo em que ela passa (mesmo que se passe em nosso mundo), na criação de personagens reais e pelos quais o leitor sinta empatia, na criação de uma história e de sequências de cenas verossímeis e que façam que o leitor tenha vontade de continuar a leitura.

É como eu digo a respeito da importância da leitura para quem quer escrever. Ler muito é essencial, mas fazer isso conscientemente, de modo a aprender com cada leitura, é imprescindível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s