300 páginas, Editora arqueiro
Por conta de uma aposta, o estudante da Universidade de Yale, William Johnson, fanfarrão rico e disposto para provar que é capaz de se aventurar em uma expedição se candidata a equipe do paleontólogo Othniel Marsh.
Durante a viagem expedição, ele é abandonado pelo paleontólogo, paranóico em achar que Johnson era um espião do seu arqui-inimigo, o seu colega de carreira, Edwin Cope. Posteriormente, Johnson se junta a Cope, prosseguindo por terras indígenas perigosas, fazem descobertas arqueológicas espantosas.
O até então arrogante Johnson se vê diante do desafio de proteger e prosseguir a missão das descobertas paleontológicas, enfrentando pessoas ardilosas e todo tipo de infortúnio de uma dura expedição no meio oeste americano. Sua transformação pessoal se faz necessária pois depende dele a tarefa e a responsabilidade pela integridade dos achados paleontológicos. O paleontólogo que o abandonou, Othniel Marsh, incansavelmente faz tentativas de enganar, roubar e tirar do caminho quem estiver com as peças e prejudicar Edwin Cope. Essas manobras se tornam conhecida como Guerra dos Ossos.
Este livro, assim como outros do autor (Jurassic Park), tem a estruturação para ser um best-seller, bem acabado e com fluidez de história onde a leitura transcorre rápida e prazerosa
Sob a ótica de escritor, é o tipo escrita que se fundamenta em fórmulas profissionais onde o escritor demonstra que fez a pesquisa a respeito do assunto e ao mesmo tempo, demonstra ter uma boa desenvoltura ao escrever a história utilizando termos da paleontologia. Tipo de escrita experiente mas de fórmula previsível ao mesmo tempo, onde é o tipo de história que não causa grandes estranhamentos ou furos na trama, que no discorrer da história no tempo da maneira que é desenvolvida a história personagens faz prender até o final do livro. Ou seja, está dentro da proposta de ser um livro de entretenimento popular.
Quem aprecia a histórias de aventura no estilo faroeste, é o tipo de livro hoje nem se vê as horas passarem. É como assistir um filme da Sessão da Tarde, com uma história uma diversão na certa. Não é como aqueles filmes requentados, mas uma diversão boa com um gasto de tempo bem aproveitado.
Sobre a Guerra dos Ossos

Em uma pesquisa a respeito dessa Guerra dos Ossos, os personagens dos livros foram baseados em pessoas reais, onde o autor escreveu esse romance, especulando de como teria sido a disputa entre os dois paleontólogos, Othniel Marsh e Edwin Cope, na corrida pelas descobertas de achados fósseis pelo Oeste americano. Esse evento histórico é uma passagem importante na História americana, onde os achados dos dois paleontólogos foram importantes para esse campo da ciência.
Apesar de ser um romance voltado para o entretenimento, vale ressaltar a qualidade de pesquisa que o autor se empenhou para verter em uma história interessante desse fato histórico que ocorreu em meados de 1877 a 1892. Para quem quiser saber mais a respeito dessa Guerra dos Ossos, clique aqui.