Criado no final de 2021 e com 7 episódios em sua primeira temporada O Livro de Boba Fett é um spin-off de The Mandalorian. A série conta a história do lendário caçador de recompensas Boba Fett logo após ele conseguir escapar do poço do Sarlacc (como apresentado em Star Wars – O Retorno do Jedi) e sua busca por reivindicar o título de Senhor do Crime de Tatooine, posição do falecido Jabba the Hutt.
Trabalhando com duas linhas temporais se alternando, uma da memória de Boba Fett após ele escapar do poço do Sarlacc e outra atual, com ele já tentando estabelecer-se como Daimyo (como eram chamados os senhores feudais japoneses) de Tatooine, como acontece na trilogia de Star Wars original, eu diria que a história tem como base o conceito de respeito.
No início da linha temporal baseada na memória de Fett, por exemplo, a história segue um padrão comum, usado no O Último Samurai, em que o mesmo é capturado pelo povo de areia e termina se tornando aliado dos mesmos. No processo ele não só aprende a respeitar a cultura tusken, como passa a ser respeitado por eles.
Já na linha temporal atual, em que Fett está no processo de criar um sindicato do crime, a história (ou o personagem) segue muito a linha do Poderoso Chefão, usando muito de política e respeito ao invés de simplesmente violência. Tanto que eu brinco que esperava alguém virar e falar “deixe os blasters, pegue os cannolis”, frase clássica da trilogia baseada no livro de Mario Puzo.
E como toda a trilogia original de Star Wars, a história tem aquela pegada dos velhos westerns, misturando assim ação, aventura e intrigas, tanto políticas, como entre os diversos sindicatos do crime, dos Hutts, inclusive.
Apesar do spinn-off ser muito ligado ao The Mandalorian, tanto que além da assassina Fennec Shand, que aparece no seriado original, ser o braço direito de Fett, Din Djarin ou Mando, como é mais conhecido, não só aparece para ajudar Fett como possui um episódio próprio, O Livro de Boba Fett tem seu ritmo e trama únicos (e bem interessantes).
Tanto é que o anuncio de uma segunda temporada, algo que ainda não está confirmado pela Disney, é bastante esperado pelo público. Vamos aguardar, porque eu acho que essa é uma série que vale a pena assistir.