Passos iniciais para a primeira publicação

A ideia de fazer está matéria foi porque desde que publiquei minha primeira noveleta, até devido a meu trabalho de editor na Tarja Editorial, de tradutor e de leitor crítico aqui na Aliteração tenho visto muita bobagem sendo dita a respeito do mercado editorial nacional, especialmente quando se fala de ficção.

Já cheguei a comentar que ouvi de pretendentes a autor que “os escritores brasileiros não devem nada aos estrangeiros, pois somos todos alfabetizados”. Recordo-me que foi dessa colocação que surgiu uma frase minha sobre escrita profissional de que falar isso seria como considerar que só por ter uma carteira de habilitação alguém poderia pilotar um Fórmula 1.

Veja, a analogia é bem correta, pois semelhante a Formula 1, a escrita profissional demanda muito mais do que simplesmente saber ler e escrever. Contar uma história interessante demanda criar um universo plausível, personagens críveis, uma situação inicial que chame a atenção do leitor, e um desenvolvimento de cenas que, não só o capacite a imaginar o que está acontecendo na história, como também que o deixe curioso em relação ao que acontecerá mais para frente na mesma.

Isso sem contar que quando falamos de ficção, como eu já comentei, é complicado comparar o mercado nacional com o internacional. Não é que o autor lá fora seja melhor do que o brasileiro, o problema é que aqui só chegam os best-sellers e comparar alguém sem nome, que está começando e com um marketing fraco, com um autor que já estourou e que já tem estúdios de cinema pensando em fazer filme. A comparação é tremendamente injusta. Até porque mesmo lá fora para cada escritor que faz sucesso existem inúmeros bons que não fazem. Nós não os conhecemos exatamente porque eles não fizeram sucesso.

Assim, a ideia da PRIMEIROS PASSOS PARA A PRIMEIRA PUBLICAÇÃO, assim como da ALITERAÇÃO, é apresentar ao autor que está começando uma série de dicas, de macetes, assim como de serviços editoriais (que são bastante comuns no exterior) para que ele tenha uma chance no mercado de emplacar seu livro.

Do Planejamento à Pós-produção falaremos desde escolha de gênero literário e de público, passando pela criação literária; indo do desenvolvimento da ideia à finalização do original; chegando finalmente na contratação de serviços literários para deixar o original pronto para ser enviado à editora, inclusive, e mais importante, em como fazê-lo atualmente, através do Book Proposal, que pode ser a diferença entre o original ser lido ou simplesmente deixado de lado; e o que você autor pode fazer, após a publicação, para ajudar no marketing de seu livro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s