182 páginas, Editora Três Estrelas, Por Marcia Saito (Blog Torrente Literária)
Quando a renomada escritora de romances policiais, a baronesa P. D. James, fora convidada a escrever um livro que falasse sobre o mundo do romance policial, foi algo simplesmente genial.
Ela escreveu esse livro para colaborar em uma campanha para ajudar o Departamento de Publicações de Bodleian, que passava por dificuldades na época.
P.D. James, como decana da literatura britânica, narrou muitas histórias relacionadas a ouros autores e suas obras. Essa narrativa muito em se esclareceu a pontos da história do romance policial, com fatos editoriais e até curiosidades sobre autores peculiares. Além das citações, descreve o estilo literário de cada um, relacionando em sua importância na vertente da história do romance policial.
Textualizou a importância do papel dos personagens e de como a figura e linha investigativa mudaram ao longo dos tempos. Em muitos aspectos, elucidou-se inclusive, aspectos históricos que cada fase que o gênero passou ao longo dos anos.
Faz um grande sentido a colocação de como cada autor conseguira publicar em sua época de vivência. A cada período histórico possuía as peculiaridades de como o povo consumidor encarava o romance policial. Houve épocas que atingia status de grande atenção do público com histórias de mortes e atos violentos ou de uma engenhosidade de tramas que aos poucos acresciam o que seria o gênero policial de agora.
Narra também as épocas que o gênero passou, tais como a Era Dourada, das histórias violentas de detetives decadentes, que são moldes até hoje marcados na consciência coletiva do povo, da visão comercial do romance policial. Explica-se em muito a razão da fama marcada que o gênero tenta se livrar e progredir a outros níveis.
Surpresa também reservada às citações de grandes autoras, como Dorothy L. Sayers, Agatha Christie, W. H. Auden, dentre outras. Esse fato foi algo aliviador às expectativas de como uma mulher trabalharia em um gênero dominado por homens.
De certo modo, é uma leitura explicativa de como escrever um romance policial. Não é um livro no estilo “receita de bolo”, com itens pontuados de como escrever. Atento aos detalhes narrados por P.D. James, racionaliza-se o modo de pensar, estruturação e desenvolvimento que um bom romance policial deverá possuir.
A narrativa bem clara e com um direcionamento sem desvios, fazem este livro um acrescentador e para quem quer saber mais da história do romance policial e da escrita desse gênero literário.