Netflix, janeiro 2023, 8 episódios, 48min cada
Adaptação de série de livros de romance YA de aventura e suspense sobrenatural, escrita por Jonathan Stroud, Lockwood and Co apresenta um clima sombrio em uma realidade alternativa em que o mundo está vivenciando uma praga sobrenatural. Nela os fantasmas se apossaram do mundo, trazendo malefícios que levam à morte de quem depara com eles. Para que a humanidade sobrevivesse criaram-se formas de defesa. Uma dela é o treinamento de jovens em academias para se tornarem combatentes das forças sobrenaturais.
A história se inicia mostrando a jovem Lucy Carlyle, forçada pela mãe a frequentar uma escola de formação de combatentes psíquicos, para que elas recebessem o auxílio que esta oferece como incentivo. Perto de se formar, a jovem vai, juntamente com seus colegas e sua melhor amiga Norrie, a uma missão de caça sobrenatural. Nela, eles se deparam com forças que vitimizam quase a todos.
Sentindo oprimida e infeliz com sua situação de vida, Lucy resolve ir a Londres perseguir o sonho dela e de sua amiga: entrar em uma das maiores agências de combate psíquico. Rejeitada e quase sem recursos, e se recusando a retornar, ela vai a uma última entrevista de emprego, em uma agência pequena, mas que seria sua única opção para conseguir sobreviver.
A pequena agência, Lockwood and Co, é comandada por seu fundador, Antony Lockwood e por um único funcionário, George Karim. Apesar dos poucos recursos, eles possuem conhecimento e coragem para aceitar trabalhos de combate psíquico que vão desde espantar fantasmas a eliminá-los de locais que o contratante quer limpos de sua influência. Munidos de espadas, correntes, além de bombas incendiárias e de sal para dispersar as entidades sobrenaturais, eles deparam com casos que vão além de uma dispersão psíquica simples e requerem uma investigação paranormal mais detalhada.
Apesar de um dos trabalhos dar muito errado, que ocorre um incêndio acidental na residência de uma cliente. Por conta da percepção psíquica de Lucy e da determinação de Antony de não querer fechar sua agência, esse caso simples se desdobra em algo muito maior e de contexto sórdido.
O interessante nessa série, além da ambientação sombria sem ser macabra e vulgar demais, é a austeridade e o charme britânicos. Com leves pitadas de humor juvenil dosados à dramaticidade das incursões nos trabalhos sobrenaturais a serie prova que nem sempre precisa de humor bobolóides que muitas séries juvenis carregam, mas revela o quanto os jovens são engajados no que acreditam e são conscientes quanto à sobrevivência na vida adulta.
Sobre a série
Baseado em uma série de livros escrito pelo Jonathan Stroud. O tema principal gira em torno do suspense sobrenatural para jovens adultos. A série mostra a rotina de três jovens agentes de uma agência de detecção e investigação psíquica, em uma época em que vigora uma praga onde os fantasmas se apossaram do mundo. Essa série não foi por enquanto publicada no Brasil.
