Serviços Editoriais e Direção Literária

Dia destes eu estava conversando com um amigo do meio literário que, havendo visitado o site do Aliteração me perguntou a respeito do nossos serviços e sua amplitude. Foi dessa conversa que surgiu a ideia de um texto mais explicativo a respeito do escopo de nossos serviços, inclusive da Direção Literária.

Eu sei que para quem já está acostumado com o mercado literário pode ser exagerado ter de explicar algumas coisas, mas FALA SÉRIO! Sempre tem alguém com dúvidas que, apesar de elementares, são básicas, então vamos falar de cada um dos serviços de uma maneira didática.

A Leitura ou Analise Crítica de um texto é uma leitura profissional que busca desde falas, frases ou parágrafos estranhos que precisem ser retrabalhados até pontos de tensão mal aproveitados, passando por análise de personagens e de pontos fortes e fracos do texto, ressaltando os primeiros e corrigindo os últimos. Tudo isso de modo a aumentar o potencial do texto a seu máximo, deixando-o interessante e bem afinado.

Mas e a Análise de Primeiro Capítulo? Qual a diferença, e por que ela é necessária?

Qualquer profissional ligado a literatura pode explicar com facilidade sobre a importância das primeiras páginas de um história. Elas são a primeira impressão do leitor, o que chama a atenção ou afasta o leitor. Assim, evidentemente que toda a história é importante, mas elas devem ser o chamariz que despertarão o interesse do leitor. E FALA SÉRIO! Desculpas como “a história fica melhor após a página 30, 50 ou 70”, apesar de comuns são inaceitáveis!

Sucintamente é uma análise crítica elevada a importância do capítulo inicial.

Chegamos então ao Copidesque. Termo tirado do jornalismo, a função deste serviço é ser um ponto médio entre a Leitura Crítica e a Revisão, trabalhando ao invés dos aspectos estruturais da história, que é o que fazemos na Leitura Crítica, os aspectos estruturais do texto em si (que ao menos nós no Aliteração também fazemos na Analise Crítica, mas não é regra geral). Assim, como já foi colocado acima a ideia é verificar falas estranhas, parágrafos que devem ser retrabalhados, nomes e palavras repetidas, de modo a deixar o texto com um estrutura profissional.

A grande diferença é que aqui todo o trabalho de mudança do texto é feito por nós.

Ghost Writing. Há algum tempo eu vi na livraria um livro Heat Wave, do autor fictício Richard Castle (para quem não conhece o “autor” é personagem de um seriado policial chamado Castle, em que ele é um escritor que acompanha uma detetive de policia que usa como inspiração para seus livros). Evidentemente que o autor não é o personagem, ou o artista que o encarna nas telas (e que aparece na orelha do livro), mas um ghost writer. Assim como o livro Eu Sou Ozzy evidentemente não foi escrito pelo Ozzy Osbourne. Mesmo livros de gastronomia normalmente não são escritos pelos chefs, mas por ghost writers sob a tutela do mesmo.

Assim, se você está interessado em escrever um livro e não sabe, nem tem tempo para fazê-lo, pode contratar alguém para isso, que não aparecerá em parte alguma do livro

FALA SÉRIO! Este é um assunto bastante polêmico, pois inúmeros autores de literatura conhecidos, internacionais e mesmo nacionais se utilizam deste tipo de artifício. Mesmo assim, é algo que existe.

Coaching. Você está escrevendo, ou quer começar a escrever um livro (e quer fazer isso você mesmo, sem a ajuda de um ghost writer), então o que você precisa é de um serviço de coaching. Nele, durante reuniões, conversamos, ensinamos e analisamos suas ideias e sua escrita de modo a fazer o livro acontecer,

Finalmente, Direção Literária. Como já colocamos em textos anteriores, assim como em nosso site, a ideia aqui é dar ao escritor um suporte maior do que simplesmente uma Leitura Crítica, fazendo praticamente uma ponte dele com a publicação, fazendo praticamente o serviço de um agente literário. Assim, além de analisar o texto, trabalharemos em conjunto com o autor de modo a criar, após terminada a obra, desde um book proposal interessante, até uma apresentação dele mesmo e da obra no caso de uma quarta capa e das orelhas do futuro livro.

Porque FALA SÉRIO! Tem gente que não conhece a respeito e faz por conta própria, tendo como resultado disso livros com capas não chamativas, com textos de quarta capa e apresentações de orelha que muitas vezes não só não chamam a atenção do leitor como o espantam.

Quer mudar isso? Então entre em contato!

Temos trabalhos em 20 editoras diferentes, entre elas a Editora Abril, a Três, Record e Mythos! São 44 livros, 6 romances, e histórias curtas publicadas em outros 15 livros.

São quase 40 anos de mercado editorial, como escritores, organizadores e editores, a diferença que falta para a PUBLICAÇÃO DO SEU LIVRO! Para a determinação DE SUA CARREIRA LITERÁRIA!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s