ENTÃO VOCÊ QUER SE TORNAR UM ESCRITOR… PROFISSIONAL?

O que uma vez mais me levou a escrever a respeito deste tema foi porque em meados do mês passado um escritor entrou em contato conosco querendo contratar o serviço de Análise Crítica do Aliteração

O problema: A obra não estava acabada!

Comunicamos que apesar de muitas vezes fazermos o serviço de Análise de Primeiro Capítulo, afinal é ele que deve cativar o leitor, para que a Análise Crítica seja efetiva, temos de fazer a leitura do texto acabado. Não um rascunho, uma síntese, nem o resumo do que será escrito. Isso, pois o conceito por trás desta leitura é exatamente ver se o escritor conseguiu passar a mensagem que ele queria e só como texto acabado isso é possível!


Combinamos então que ele terminaria de escrever e entraria em contato no início deste mês.

Bom, já estamos quase na metade do mês e nada do contato. E eu posso dizer que espero que ao invés de simplesmente haver desistido do serviço e tentado algo mais simples, como editoras por demanda – que apesar de mais caras, o processo de publicação é mais simples, pois como são pagas, as editoras aceitam qualquer coisa – ele ainda não tenha conseguido terminar, ou mesmo achado outros profissionais para fazer essa Leitura, essencial caso o escritor busque se profissionalizar.

Eu sei que muita gente vai querer me criticar por falar mal das editoras por demanda, que inclusive alguns renomados profissionais do mercado internacional dizem ser uma grande oportunidade de se começar.

Elas são sim uma boa opção para quem está começando e sim houve autores que começaram deste modo! Assim como outros começaram escrevendo fanfics (para quem não sabe, fanfic é ficção escrita pelo fã usando os personagens é o mundo de uma história que ele gosta) ou lançando sua história em blogs e mais atualmente na Amazon, no Wattpad e outras ferramentas de publicação online.

Não é esse o ponto!

A questão, e na realidade isso serve para praticamente qualquer coisa, é que só uma pequena porcentagem de quem tenta se lançar como escritor efetivamente consegue. E isso acontece porque só essa pequena porcentagem trabalha de uma maneira profissional.

Eu mesmo já comentei mais de uma vez que segundo as editoras, 95% do material que chega para elas não tem o nível necessário para ser publicado. E se não é bom para um profissional que entende o mercado, fora raras exceções, também não será só por ser publicado de maneira independente, seja em livro físico, em formato de e-book ou mesmo na internet.

Tenho consciência de que eu mesmo já critiquei muito as próprias editoras e a falta de entusiasmo com que elas tratam o autor nacional, em especial em relação à propaganda e marketing, tratando o assunto quase como se eles estivessem fazendo um favor ao autor em publicar.

Mesmo assim tem-se que concordar que elas ainda são dirigidas por profissionais que conhecem o mercado mais do que a maioria dos escritores, em especial os iniciantes. E para estes profissionais apostarem no autor eles têm de ver profissionalismo no mesmo! E a diferença, como eu mesmo já comentei, é que o amador quer ter seu ego acariciado, estufar o peito e dizer “eu sou escritor”, ao invés de buscar aprender e se desenvolver sempre, de modo a pavimentar uma carreira.

Porque apesar de quererem que o escritor estoure na primeira publicação, as editoras sabem que isso é raro, e que, portanto, o autor deve lançar periodicamente, granjeando a simpatia de seus fãs e aumentando seu público (pois qualquer profissional de mercado sabe que cada livro lançado chama a atenção para os demais do autor) e no momento que a editora dá o prazo para um segundo livro, o hobby vira obrigação e a coisa muda de figura.

Então, ao invés de ficar choramingando porque um projeto foi recusado, o profissional deve descobrir a razão de seus textos não estarem sendo aceitos para trabalhá-los e a Analise Crítica funciona exatamente para isso.

Assim, se você quer se profissionalizar, como o mercado está fazendo, então nos procure. Nós podemos fazer a diferença que falta para a PUBLICAÇÃO DO SEU LIVRO! Para a determinação DE SUA CARREIRA LITERÁRIA!

Deixe um comentário