O Último Tiro, de Lee Child – Resenha de livro

Nem tudo é verdade o que está visível.

Os sons de um tiroteio e coa pela cidade de Indiana, onde a aparente aleatoriedade das pessoas atingidas esconde mais que um crime de execução de 5 pessoas.

Em uma rápida investigação da polícia logo prendem um suspeito com fortes indícios de sua participação no crime. Preso já é certa a sua condenação. Mas depois de um incidente na prisão o suspeito pede a intercessão de Jack Reacher.

Personagem cercado de uma aura misteriosa e furtiva viaja para todo canto sem mala ou documentos. De inteligência e poder de observação profunda vai atrás de detalhes que possam inocentar o homem que o mencionou. Portador de um senso moral forte, ele acredita e age para que a verdade se revele.

A trama transcorre dinâmica entre diálogos rápidos e pontuais onde o autor direciona a história com precisão quase militar, dando detalhes e ambientação precisamente diretos ao que o leitor precisa saber.

É o tipo de história de leitura de um fôlego só onde é difícil de largar depois de devorar uma boa parte dos capítulos.

Os pontos altos da história foram bem explorados fazendo com que fosse bem pontuais para que o leitor possa saber bem aos poucos a sub trama que ocorria nesse mistério inicial, apesar de parecer já resolvido nos primeiros capítulos.

É também o tipo de história em que podemos concluir muito facilmente se for confiar nos primeiros detalhes apresentados, principalmente para leitores ou pessoas que aceitam tudo logo de cara. Mas nem sempre o que está evidente é a verdade por trás de tudo. Portanto não dá para concluir rapidamente a respeito de histórias crimes o fatos que conhecemos sem saber a fundo do que realmente está acontecendo. Se não fosse por dois detalhes aparentemente pequenos mas que foram importantes para que revelasse a sub trama por trás do que já aparentava está resolvido.

Nesse livro engloba os 2 filmes do personagem Jack Reacher estrelado por Tom Cruise, “O Último Tiro” e “Jack Reacher sem retorno”. Sinceramente poderia vai ser um filme único mas pareceu ser o tipo de empreendimento em fazer desdobramentos ao máximo do que é rentável.

Esse tipo de leitura é um bestseller de suspense comercial mas bem construído, onde não espere grandes aprofundamentos de filosofagem, entregando dentro da sua proposta, uma leitura para você se aventurar nas suas linhas e viajar em sua mente.

Deixe um comentário